quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Gestão de Empresas: A Leitura do Cenário

É realmente necessário, a todo instante ler o cenário. Para não sermos pegos no contrapé. É fácil? Não é não. Infelizmente, o importante passa despercebido pela maioria das pessoas.
O termo oportunidade (do latim op portus, em frente ao porto) é usado com certa indefinição e amplitude. A identificação e aproveitamento de uma oportunidade transcendem o conhecimento comum de um gerente, porque este precisa ler o cenário (ambientes, concorrentes, mercados, consumidores), através de alguns fatores, tais como: uma mudança no status quo (interno, externo) da empresa; uma nova necessidade detectada no mercado, diferente em quantidade ou qualidade, provocada ou não por uma mudança; a existência de recursos reais ou potenciais da empresa para inovar, atendendo, assim, às necessidades emergentes; um benefício ou vantagem potencial da empresa que atender a esta nova necessidade; um fator motivacional para catalisar uma ação empreendedora ou uma iniciativa criadora.
Alerta o vigia do “mastrus-magnum” e que fique ele atento às luzes do porto, às vozes das aves, ao rugido das ondas de encontro aos perigosos rochedos. Bem, hoje, isso se chamaria de varredura de um cenário. Assim, como o vigia da gávea ficava atento aos menores indícios da proximidade do porto, desde um pedaço de madeira boiando até a mudança da cor das águas, porque próximo a terra a temperatura sobe e a cor muda, também nós devemos ficar atentos para os sinais de oportunidade em nossa vida.
É preciso que o empresário descubra, a tempo, que cabe, fundamentalmente, a ele abrir este espaço e esta oportunidade em sua vida profissional. E não esperar, milagrosamente, por um anjo salvador que apareça a partir de um anúncio na mídia. As organizações precisam saber ler os cenários e buscar alternativas de enquadramento e de adaptação, por meio de novas estratégias. Quando uma empresa não consegue mais ler o cenário é porque ela está em declínio.
* Professor universitário e autor dos livros:
Marketing para Empreendedores – Editora Qualitymark
Básico de Administração – Editora Pecos
Tempo: Aprenda a Administrar – Editora Ciência Moderna
Comunicação Empresarial – Editora Ciência Moderna
Análise do Resultado Empresarial – Editora Ciência Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário