segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como gerenciar a sua empresa em períodos de crise




Em momentos de crise as pessoas e empresas ficam com certo receio em fazer investimentos e costumam poupar recursos para se precaverem de uma possível piora no cenário mundial. E elas não estão erradas. Saber poupar é uma forma de garantir o próprio sustento caso a crise se estenda por um período prolongado. O problema é que o medo pela falta de comida pode matar mais do que a fome.

Nestes momentos, nas grandes corporações, o primeiro departamento a sofrer as conseqüências é o de marketing, pois os investimentos são reduzidos até que o período turbulento passe. E aí está o problema. Sem os investimentos necessários a empresa pode perder competitividade frente aos concorrentes, que mesmo depois da crise será difícil alcançá-los. Deveria ser justamente o contrário, investir em marketing para conseguir passar “bem” pela crise. É preciso utilizar os recursos disponíveis com sabedoria, caso contrário, o medo da crise pode afetar mais a empresa do que a crise em si.

O melhor não é parar de investir, e sim investir com criatividade, otimizando os recursos e priorizando campanhas para sobreviver nesse período em que todas as pessoas estão com receio de gastar além do necessário. É claro que este não é o melhor momento para assumir um compromisso a longo prazo, como adquirir um carro novo ou comprar um apartamento. É preciso ter cautela para assumir dívidas longas. Quem puder esperar, que espere. Mas se você precisa de um carro para trabalhar, invista num modelo mais econômico, pois se você não o fizer poderá perder o emprego.

Trazendo esse cenário para a área de internet. Se você possui uma empresa, mas ainda não possui um site e estava pensando em investir na internet no início de 2009, não deixe de fazê-lo, pois ter um site na internet é o que garantirá um número maior de clientes. Apenas invista um pouco menos, ou seja, de modo otimizado. Invista no que for realmente necessário. Quando eu digo investir menos não quero dizer sacrificar a qualidade do site. Ao contrário, a qualidade tem que ser superior, pois o site conterá menos recursos tecnológicos e neste caso o projeto visual será o grande aliado para fazer com que o internauta se interesse pelo seu site mesmo sem estes grandes recursos de tecnologia.

Se você já possui o website de sua empresa e estava pensando em redesenhá-lo, avalie se é realmente necessário. Se o site está gerando novos clientes e trazendo novos negócios, não é a hora ideal para mudá-lo. Deixe como está e veja como o mercado se comporta. Por outro lado, se sua empresa já possui um website, mas este não está dando o retorno esperado, é como se sua empresa não o tivesse. É preciso fazer uma avaliação e ver o que pode ser feito para melhorá-lo. Talvez, apenas investir em e-marketing já resolva o problema. Neste caso, o investimento será bem reduzido de comparado com o redesign do site todo.

A palavra de ordem é criatividade. Invista no que for preciso. Guarde recursos para uma possível piora da crise. Não perca seus clientes e na medida do possível prospecte novos. E o mais importante: não tenha medo. Lembre-se de que o medo da falta de comida pode matar mais do que a fome.

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